Funasa estuda novo larvicida para combate à dengue

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) está estudando uma nova opção para o controle da dengue, o larvicida Diflubenzuron. Pertencente à classe dos Reguladores de Crescimento de Insetos, em testes realizados pela prefeitura de Nova Iguaçu (RJ), o Diflubenzuron, supreendeu pela alta taxa de eficácia. A Organização Mundial de Saúde (OMS), que acompanhou os testes em Nova Iguaçu, experimentou o larvicida em outros países, como a Indonésia, também com bons resultados. O ponto alto é a inexistência de resistência do mosquitos e a taxa de efeito residual superior a 90 dias.

A Funasa deve emitir, até o dia 20 deste mês, parecer sobre os testes realizados. As informações obtidas até agora indicam excelentes resultados no que se refere à mortalidade de larvas e efeito residual. Com a aprovação do produto, as Secretarias Municipais de Saúde terão à disposição
mais uma alternativa para o controle da dengue. Para os agentes de saúde, a adoção deste novo produto gera grande expectativa, pois sua toxicidade é muito inferior aos larvicidas atualmente utilizados.

Voltar ao topo