Funasa alerta sobre pneumonia atípica

O Ministério da Saúde, por intermédio da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), alertou as secretarias estaduais e municipais de Saúde para a necessidade de adoção de medidas que identifiquem precocemente qualquer caso suspeito de pneumonia atípica no Brasil. A ação do governo brasileiro decorre de um informe da Organização Mundial de Saúde (OMS), divulgado na última semana, sobre surtos de um tipo de doença respiratória aguda, com características de pneumonia atípica.

Os primeiros registros da Síndrome Respiratória Aguda Severa (SRAS) ocorreram a partir do dia 16 de fevereiro. Até a presente data, a OMS informa o registro de 264 casos suspeitos e prováveis da síndrome na China, Hong Kong, Vietnam, Tailândia, Singapura, Filipinas, Indonésia e Canadá, com nove óbitos. No Brasil não há casos da doença, nem ocorrência de caso suspeito.

O Centro Nacional de Epidemiologia (Cenepi) da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) distribuiu uma nota técnica para todas as secretarias estaduais de saúde alertando sobre os riscos da doença e orientando os profissionais de saúde a permanecerem atentos ao surgimento de casos com os sintomas identificados em países da Ásia e no Canadá.

Os sintomas da doença são febre elevada (acima de 38ºC), acompanhada de uma ou mais das seguintes situações: tosse, fadiga, dificuldade para respirar, contato íntimo com pacientes com SRAS e viagem recente (nos últimos 10 dias) para as zonas afetadas.

Voltar ao topo