FSM de Porto Alegre dobra participantes; Lula fala no dia 24

Os organizadores do Fórum Social Mundial 2003, que acontece de 23 a 28 de janeiro em Porto Alegre  estimam que o número de participantes dobrará em relação à edição 2002, reunindo 100 mil pessoas. O crescimento na participação vem ocorrendo de forma vertiginosa. Em 2001, foram 20 mil participantes, e em 2002, 50 mil. O maior chamariz do FSM 2003 será a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Lula fará um depoimento sobre sua trajetória no dia 24, às 18 horas.

A presença de um presidente quebra a tradição do Fórum Social Mundial de Porto Alegre que sempre vetou a participação de membros de governos nas atividades. Pela programação, também falará a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. José Genoino, presidente do PT, agora governo, discute democracia participativa.

Para a edição deste ano, foram preparadas 1.710 atividades, ante 800 no ano passado, entre conferências, mesas de diálogos, painéis, testemunhos e shows. Participarão cerca de 5 mil organizações não-governamentais de 121 países.

Entre os principais convidados estão o lingüista Noam Chomsky, o cineasta argentino Fernando Solanas, o escritor uruguaio Eduardo Galeano, e o prêmio Nobel Adolfo Perez Esquivel  da Argentina, entre outros. O consagrado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado e o escritor paquistanês Tariq Ali confirmaram presenças.

Voltar ao topo