Frente fria traz chuva e baixa temperatura ao Sul do País

A passagem de uma frente fria no sul do Brasil deve causar temporais e baixas temperaturas nos Estados do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, entre esta segunda e quinta-feira (10). As defesas civis dos três Estados já foram alertadas pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, sobre os possíveis danos que as chuvas fortes podem causar.

Nos três Estados, o avanço da forte massa de ar de origem polar deve provocar queda acentuada de temperatura. No Paraná, entre amanhã e quarta-feira, a temperatura mínima deve ficar em torno de 3º e 6º nas áreas mais altas, e entre 7º e 10º nas demais regiões. A temperatura máxima não deve passar de 18 graus.

Já nos Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, no mesmo período as temperaturas mínimas devem oscilar entre 0º e 3º, nas áreas mais altas, e entre 4º e 8º nas demais regiões. A temperatura máxima nos dois Estados não deve passar de 15º.

Mar

De acordo com as previsões, o mar deve ficar muito agitado entre amanhã e quarta-feira nos litorais gaúcho e catarinense. Em alto mar, a altura das ondas deve ficar em torno de quatro metros com propagação de sul. Durante este período não é aconselhável a prática da navegação.

A Sedec recomenda que a população evite áreas de alagamentos e lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes. Há risco de deslizamento de encostas, morros e barreiras.

Voltar ao topo