França tem segunda noite de violência após eleições

A violência pós-eleitoral prosseguiu na madrugada desta terça na França, deixando um rastro de carros queimados e vidraças estilhaçadas em várias cidades e levando os derrotados socialistas a pedirem calma aos manifestantes. Apesar de contidos, os protestos são uma advertência ao conservador Nicolas Sarkozy: ele pode ter ganhado a presidência, mas não convenceu ainda muitos franceses que consideram brutais suas reformas de livre mercado e sua linha dura com a criminalidade e a imigração ilegal.

Sarkozy, que derrotou a socialista Ségolène Royal no segundo turno das eleições de domingo, é um político desagregador que tem irritado, com sua retórica dura e repressão a criminosos e imigrantes, muitos da esquerda – e muitos de bairros pobres de imigrantes das periferias que explodiram em violência em 2005. Cerca de 730 carros foram incendiados em todo o país na noite de domingo, e 592 pessoas foram presas.

Ontem à noite e na madrugada de hoje, centenas de pessoas se concentraram novamente na Praça da Bastilha, em Paris, quebrando vitrines de lojas e provocando pequenos incêndios nas ruas. A tropa de choque da polícia dispersou os manifestantes, e cerca de 100 foram detidos. Um punhado de carros foram incendiados na área.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.