Foz do Iguaçu terá dois novos ambulatórios odontológicos

A Prefeitura de Foz do Iguaçu prepara a entrega de dois novos ambulatórios ondontológicos. Um deles ?instalado na creche do Centro Presbiteriano do Bem-Estar do Menor (Cepresbem) na Vila Matilde? estará funcionando a partir da próxima segunda, 22. A Secretaria de Saúde está adaptando ainda um outro ambulatório em uma escola municipal no bairro Três Lagoas, previsto para ser inaugurado em junho.

Com as duas inaugurações, a população iguaçuense poderá contar, ao todo, com 29 ambulatórios odontológicos espalhados por toda a cidade. Segundo o chefe da divisão de Odontologia, da Secretaria de Saúde, Alexandre Kraemer, a medida vai desafogar o atendimento dos postos de saúde.

?Através destes ambulatórios muitas pessoas vão deixar de levar os filhos para os postos de saúde. Isso vai gerar uma melhora no atendimento, além da abertura de mais vagas?, explica Kraemer, prevendo também que daqui a alguns meses o consultório odontológico se torne em um ambulatório completo para melhor atender as crianças.

A creche Cepresbem já possuía um consultório pronto, adquirido através de uma doação da dentista Maria Aparecida Bittencourt Tahan. Para ativar o funcionamento, a prefeitura repassa os materiais necessários para a realização do atendimento, um técnico para montar os equipamentos e garantir a manutenção, e um dentista que estará atendendo as crianças da creche e da região.

A meta é atender a cerca de 18 crianças (0 a 6 anos) carentes por dia. A creche está localizada na Avenida República Argentina, em frente ao estádio ABC, (Vila Matilde). O atendimento será realizado de segunda a sexta, das 7 às 13 horas.

Três Lagoas

As crianças da região de Três Lagoas, a partir do mês de junho, contarão com um ambulatório odontológico na Escola Municipal João da Costa Viana. A inauguração do ambulatório está prevista para o mês de junho.

A previsão é atender a cerca de nove crianças por dia ? estudantes do 1º grau e a comunidade que reside próxima ao local. O espaço onde o ambulatório será instalado está passando por reformas para melhor atender os pacientes. Os equipamentos já estão sendo adquiridos. O horário de atendimento será de segunda a sexta, das 7 às 13 horas.

Atendimento

Atualmente o município conta com 27 ambulatórios nas cinco principais regiões da cidade. Por mês são realizados 5,8 mil atendimentos. A equipe que trabalha nos ambulatórios é constituída dentistas e auxiliares de consultório. O trabalho além de tratar da saúde bucal dos pacientes desenvolve também um trabalho preventivo.

Voltar ao topo