A primeira pista internacional de canoagem slalom da América Latina foi inaugurada nesta sexta-feira com a seletiva nacional para a disputa das Copas do Mundo de Slalom nas categorias Junior e Senior. Ela é considerada uma das dez melhores do mundo para a prática da canoagem e fica na Hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu.
Batizado como Canal de Águas Bravas, a pista, que fica no Parque da Piracema, além de abrigar as equipes permanentes de canoagem slalom feminina e masculina também será um centro internacional de treinamentos, abertos a seleções de outros países.
E esta seletiva é o primeiro teste da nova pista que em 2007 será sede do Mundial de Slalom, valendo vaga paras as Olimpíadas de Pequim. Em setembro deste ano, o Canal de Águas Bravas receberá a primeira prova internacional com a realização do Pré-Mundial e do Pan-americano de Canoagem.
O projeto é resultado de uma parceria entre a Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), a Hidrelétrica Itaipu, Ministério do Esporte, Comitê Olímpico Brasileiro, Governo do Paraná, Paraná Esporte e Prefeitura de Foz do Iguaçu.
Estiveram presentes na abertura oficial da pista internacional, além do presidente da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), João Tomasini, o secretário executivo de esportes de rendimento do Ministério do Esporte, André Arantes, o diretor técnico do Comitê Olímpico Brasileiro, José Roberto Perillier, o prefeito municipal de Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald Ghisi, o diretor geral da Itaipu, Jorge Samek, além de outras autoridades.
Seletiva
Neste sábado e domingo acontecem as outras duas etapas da seletiva. Os atletas que conquistarem os índices estabelecidos pela CBCa estarão pré-convocados para as duas Copas do Mundo.
Na primeira etapa da seletiva, o veterano Gustavo Selbach, de Três Coroas (RS), ficou com o primeiro lugar geral. Atleta da categoria caiaque individual (K1), atual campeão sul-americano, Gustavo é o nome mais expressivo do slalom nacional, com 16 títulos brasileiros.
Ricardo Taques, também do K1, de apenas 15 anos, foi a surpresa do dia. Considerado uma das promessas para as Olimpíadas de Pequim, o paranaense de Tibagi terminou a prova na segunda colocação geral.
Na categoria canoa individual (C1), Filipi Santin de Souza (SP) terminou em primeiro, seguido de Patrick Hensel(RS). No C2 (canoa dupla), os irmãos Guilherme e Gustavo de Almeida, de Tomazina (PR) conseguiram o melhor resultado.
Entre as mulheres, a paranaense Milene Wolf ficou com a primeira colocação e Maria Ernestina da Matta (GO) foi a segunda colocada.