Foz do Iguaçu ganha núcleo de polícia marítima

O diretor-geral da Polícia Federal, Paulo Lacerda, participou nesta sexta-feira, em Foz do Iguaçu, na Itaipu binacional, da instalação da futura sede do Núcleo Especial de Polícia Marítima (Nepom). Também participaram os diretores-gerais da Polícia Marítima do Brasil, Jorge Samek, e do Paraguai, Victor Bernal.

A implantação do Nepom na tríplice fronteira é fruto de um convênio entre a Itaipu binacional e a Polícia Federal. A hidrelétrica repassou à polícia marítima cerca de R$ 2,5 milhões para aquisição de três lanchas e equipamentos de inteligência para intensificar a fiscalização na fronteira.

O Nepom é mais um reforço à segurança de Itaipu, que já conta com um sistema complexo que inclui até mesmo um radar Bor-A 550, o mais moderno do mundo, usado pela OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), para a vigilância dos portos marítimos da Europa.

Segundo o presidente da Itaipu, Jorge Samek, os convênios que a hidrelétrica tem com a Polícia Federal e Receita Federal visam o trabalho integrado no combate à criminalidade e ao narcotráfico na região. Disse que Itaipu está fazendo sua parte para proporcionar a segurança na cidade de Foz do Iguaçu, lembrando que as lanchas entregues hoje à polícia são blindadas e de altíssima potência.

Voltar ao topo