Foz do Iguaçu amplia participação em feiras de turismo

Foz do Iguaçu vai fechar o ano de 2005 com a participação em 19 feiras de turismo, 11 internacionais e oito nacionais.

Essa participação se dá através de convênio firmado entre o Iguassu Convention & Visitors Bureau (ICVB) e a Secretaria de Turismo do Paraná, divulgando o principal destino turístico paranaense nos principais mercados emissores do turismo do mundo. Esse trabalho, segundo o ICVB, já garantiu a captação de sete grandes eventos para os próximos três anos.

A parceria entre o órgão oficial do turismo paranaense e o ICVB acompanha a retomada do turismo em Foz do Iguaçu. De acordo com os números da visitação nas Cataratas do Iguaçu, principal termômetro do segmento no destino, de 2002 a 2004 houve uma alta na ordem de 30,1% (pulou de 685 mil para 980 mil).

Em 2005, a expectativa é que o atrativo receba um milhão de visitas até novembro, podendo fechar o ano com 1,1 milhão, superando o recorde histórico de 1987, auge do Plano Real. ?Garantir presença em feiras de nível nacional e internacional é a melhor forma de garantir visibilidade e bons reflexos dos fluxos nos atrativos?, acredita a presidente do ICVB, Terezinha Parodi.

O diretor executivo do ICVB, Maurício Lupion, ressalta a importância do apoio-convênio da Secretaria de Turismo do Paraná e da Paraná Turismo na promoção dos atrativos paranaenses. Segundo Lupion, essa parceria se dá ainda de forma cooperada com a Federação Brasileira de Conventions & Visitors Bureaux (FBC&VB).

Lupion destaca que nos oito primeiros meses do ano o ICVB esteve presente em feiras e eventos como a BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa), Fitur (Feira Internacional de Turismo de Madri), ITB (International Tourism Bolse de Berlim), Destination Brazil Show Case no Rio de Janeiro, Salão de Turismo Abav-PR e Salão do Turismo Roteiros do Brasil em São Paulo.

Em setembro, Foz estará presente na Jata, de 22 a 24 em Tóquio no Japão e a Top Resa, nos mesmos dias em Deauville na França. As participações serão de forma cooperada com a FBC&VB. Para outubro e novembro estão previstas ainda participações no TTG em Rimini na Itália, Fitpar em Assunção no Paraguai e WTB em Londres na Inglaterra. Mais a FIT em Buenos Aires na Argentina, Achmart em Santiago do Chile e Abav, de 27 a 30 no Rio de Janeiro.

Captação

Além da promoção em feiras, a parceria entre o Governo do Estado e o ICVB possibilita a captação de novos eventos para Foz do Iguaçu. De janeiro a agosto o órgão acompanhou 12 comitivas em visitas técnicas de inspeção à infra-estrutura turística, para hospedagem e realização de seminários e congressos. No período foi confirmada a captação de sete eventos para os próximos dois anos.

O ICVB atua também na organização e profissionalização dos agentes envolvidos com o turismo no estado e no país. O órgão teve interferência decisiva na criação da Federação Paranaense de Conventions & Visitors Bureaux (FPC&VB). Terezinha Parodi foi conduzida á vice-presidência da nova entidade, com a primeira assembléia há três meses em Maringá.

Terezinha e Lupion participaram ainda da reunião de conventions com os secretários estaduais de Turismo, em 29 de março em Curitiba. O ICVB também liderou uma comitiva de autoridades, em 4 de abril, na reunião com o presidente da Infraero (Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária), Marcos Wilson. Na pauta reivindicações para melhoria do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu.

Mantenedores

O ICVB é formado por conselhos diretor, curador e fiscal. O órgão conta atualmente com 72 empresas, de diversos segmentos, em seu quadro de mantenedores. Na lista figuram agências de viagem e turismo, atrativos turísticos, estabelecimentos de artesanato e promotores e organizadores de eventos.

Na área de hospedagem, hotéis tradicionais como Internacional Foz, Bourbon Cataratas e Iguassu Golf Club, Mabu Hotel Thermas & Resort, Bristol Carimã e Tropical das Cataratas integram a relação de conveniados. O quadro tem ainda empresas comerciais, de comunicação, entretenimento, faculdades, gastronomia, saúde, serviços, de estandes e táxi aéreo.

Voltar ao topo