Dezoito entidades da sociedade civil integrantes do Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas mandaram uma carta aos principais presidenciáveis com o objetivo de obter deles o compromisso de que, se eleitos, enviarão um anteprojeto ao Congresso Nacional para regulamentar o acesso à informação pública em todos os níveis da administração. Atualmente, não há uma lei no Brasil que regulamente esse direito.

continua após a publicidade

Na carta enviada aos candidatos ao Planalto, as entidades observam que países democráticos como a Alemanha, México e Estados Unidos têm leis que permitem o acesso dos cidadãos de maneira abrangente e facilitada às informações públicas.

"A informação de interesse público envolve os documentos históricos, sigilosos ou não, e também as decisões governamentais recentes que afetem a vida dos cidadãos, como a execução orçamentária e aquelas associadas aos negócios celebrados pelo setor público em suas várias esferas. O acesso amplo a essas informações resulta em maior transparência e controle social sobre a gestão dos recursos públicos e, desta forma, aprofunda a participação pública nas decisões governamentais e contribui para melhorar a qualidade nos serviços prestados à sociedade", afirmam as entidades na carta.

As entidades integram o Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas. Entre as organizações que participam do fórum estão o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), a Associação dos Juízes Federais (Ajufe), a Associação Nacional de Jornais (ANJ) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).

continua após a publicidade