Fórum discute aumento do tempo de contribuição com a Previdência

Brasília – O sistema previdenciário brasileiro precisa ser repensado para a sua sustentação futura ao longo das próximas décadas, na opinião do pesquisador Fábio Giambiagi, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Giambiagi, que é especialista em previdência, defende a expansão do tempo mínimo de contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para que o trabalhador possa se aposentar. A proposta foi apresentada nesta terça-feira (24) por Giambiagi durante a 4ª Reunião do Fórum Nacional da Previdência Social.

Autalmente, o tempo mínimo de contribuição é de 13 anos. Giambiagi sugere que ele chegue a 25 anos em 2031. Giambiagi também propõe mudanças para o trabalhador que quiser aposentar-se pela idade. O pesquisador do Ipea defende o aumento de 65 para 67 anos da idade mínima para aposentadoria do homem. E para 66, o da mulher.

Mas as mudanças são propostas apenas para quem ainda não começou a trabalhar. "Ninguém vai atingir os aposentados com a reforma. A aposentadoria é um direito adquirido. A reforma é para mudar as regras para o futuro?, argumenta Giambiagi.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.