A última sessão ordinária do ano de 2002 do Forum Permanente de Cultura do Paraná será realizada no próximo dia 23 de novembro, na Câmara Municipal de Guarapuava, região central do Estado. O evento deve reunir artistas, produtores e agentes culturais de todo o Estado para debater, entre outros assuntos, a criação do Fundo Estadual de Incentivo a Cultura, previsto na lei n.º 13.133 e no decreto nº 5.570, mas que até o momento não foi colocado em funcionamento pela falta de determinação de recursos no orçamento do governo estadual.

Outro tema a ser abordado na sessão é a organização dos Fóruns Municipais nas principais regiões do Estado e a nova relação da classe artística com a futura administração da Secretaria da Cultura, bem como, a cobrança do compromisso pela atenção a Carta do Paraná, documento elaborado pelo Fórum contendo propostas de política cultural e que foi apresentado a todos os candidatos ao governo.

Além disso, será apresentado e debatido o novo programa de Cultura do governo federal intitulado “A Imaginação a serviço do Brasil,” a criação da RAC – Rede de Agentes Culturais do Paraná e do circuito Cultural Paraná das Artes, que deverão ser implantadas no ano que vem com a participação de instituições de ensino, entidades culturais e do próprio Fórum Permanente de Cultura, além do apoio do poder público federal, estadual e municipal.

A sessão do Fórum tem início previsto para as 9 horas da manhã do dia 23 de novembro, e o seu encerramento deve acontecer na tarde do mesmo dia.

Cada região do Estado deverá mandar seus representantes de entidades culturais, instituições de ensino, representantes do poder público local, ou artistas e produtores independentes. A expectativa da organização do evento é reunir cerca de 150 pessoas de 26 cidades que normalmente tem participado das atividades do Fórum Permanente de Cultura: (Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Campo Mourão, Cascavel, Foz do Iguaçu, Toledo, Medianeira, Umuarama, Pato Branco, Francisco Beltrão, Paranaguá, Matinhos, Guarapuava, São José dos Pinhais, Pinhais, Araucária, Piraquara, Mandirituba, Tijucas do Sul, Fazenda Rio Grande, Almirante Tamandaré, Arapongas e Quedas do Iguaçu).

A sessão será gravada pela TV Câmara de Guarapuava e retransmitida para a região central do Estado, além da retransmissão de videotape para todo o Paraná, conforme acordo que ainda esta sendo firmado no momento com um canal de TV a cabo.