Fórum da ONU termina com elaboração da “Carta de Curitiba”

Terminou hoje em Curitiba o Fórum Regional da Sociedade da Informação e Governos Locais da América Latina e Caribe, promovido pela ONU, com a elaboração da Carta de Curitiba e do Plano de Ação. Neles, os participantes ressaltam a responsabilidade dos governos em criar políticas públicas aplicando a tecnologia em benefício da população.

Além disto, consideraram que a inclusão digital, a informação e a comunicação devem ser tratadas como direitos fundamentais de todo o ser humano. As propostas vão ser apresentadas na reunião Cúpula Mundial da Sociedade da Informação, que será realizada em Genebra, Suíça, de 10 a 12 de dezembro.

Curitiba foi a cidade escolhida para sediar o Fórum porque apresenta vários projetos nesta área. Durante o encontro foram analisadas 44 projetos de vários países e observado os fatores de sucesso, dificuldades e recomendações para sua adoção e aperfeiçoamento, nas áreas de educação, saúde, administração, inclusão digital e governo. A ONU já realizou dois Fóruns Regionais antes de Curitiba, uma na Mauritânia e outro na Espanha. (Leia mais na edição de amanhã de O Estado do Paraná)

Voltar ao topo