Fonte da Biodiversidade será inaugurada na sexta-feira

Quem passa pela avenida Comendador Franco, a avenida das Torres, no ponto que antes conhecido como "curva do tomate", já pode ver a estrutura em concreto instalada no canteiro central. É a Fonte da Biodiversidade, monumento que será inaugurado nesta sexta-feira (24), para marcar a realização, em Curitiba, da 8ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP8), evento mais importante na área ambiental realizado no Brasil desde a Rio 92.

Com 15 metros de altura, o monumento formado por duas placas de concreto branco tem 3,5 metros de largura e representa os lados da biodiversidade. Internamente, em cada um dos lados, as placas são revestidas de pastilhas de vidro nas cores vermelha e verde.

Quem chega na cidade, vindo do aeroporto de São José dos Pinhais, enxerga o verde vazado por uma representação que parece folhas de árvores. Já quem passa pela Comendador Franco para deixar Curitiba vê o vermelho da placa que é revelado pela representação de labaredas de fogo.

O monumento está fixado no meio do que será um tapete d?água de 50 metros de extensão e onde estarão esguichos de água que formarão a fonte iluminada. "A luz representa o que nós devemos ser para a biodiversidade", define o autor do projeto, o arquiteto Fernando Canalli.

Voltar ao topo