Fome Zero também vai atuar na área de Educação

O ministro da Segurança Alimentar, José Graziano, afirmou hoje que o Programa Fome Zero tem como objetivo, além de combater a desnutrição no País, alfabetizar as mães de famílias carentes. “Há uma correlação entre desnutrição, fome e analfabetismo”, disse ele, em entrevista concedida ao Programa Bom Dia Brasil, da TV Globo.

“As mães vão aprender a ler e vão aprender a importância dos produtos locais”, completou Graziano, referindo-se à intenção de priorizar o consumo de alimentos produzidos na própria região atendida pelo programa do governo federal.

A ações para “educar a população”, segundo o ministro, incluirão propagandas em rádios e TVs. “O Nordeste é muito rico em frutas regionais, mas as pessoas não aprenderam a usar esses recursos naturais que dispõem”, afirmou. “A idéia do programa é recuperar isso, através de um sistema de educação de segurança alimentar por rádio e TV.”

O ministro disse ainda que a educação alimentar e a alfabetização das mães de família serão a “contrapartida” exigida pelo governo dos beneficiados pelo Fome Zero. O esclarecimento da população de cada local onde o programa for implantado, acredita Graziano, vai criar condições para que os próprios moradores dessas regiões sejam fiscalizadores do programa, evitando desvios de recursos. “Estamos fortalecendo um processo de organização popular, temos de acreditar que isso dará certo.”

Graziano também afirmou que o governo brasileiro está acertando com a FAO, o fundo das Nações Unidas para segurança alimentar, e com o governo alemão um programa de incentivo ao plantio de hortas nas escolas. “Vamos ensinar as crianças a fazerem hortas com produtos locais.”

Mudanças

O ministro voltou a dizer que o Fome Zero não está suscetível a mudanças. “Não temos tudo resolvido, porque o caminho se faz caminhando”, afirmou Graziano. “Nesse processo, vamos colher sugestões para mudar o programa quantas vezes for necessário.”

Voltar ao topo