Fome Zero Paraná propõe parceria com Associação Comercial

O secretário Roque Zimmermann, do Trabalho, Emprego e Promoção Social propôs, nesta sexta-feira (17), ao presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Marcos Domakoski, uma parceria da entidade com o programa Fome Zero Paraná. A participação da ACP no Fome Zero dará início ao projeto Empresa Solidária, que também pretende envolver a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) e entidades sociais em iniciativas de combate à pobreza e à fome.

O programa Empresa Solidária deve começar na Região Metropolitana de Curitiba e nos eixos Londrina/Maringá e Cascavel/Foz do Iguaçu, onde se concentram 67% dos cerca de 2 milhões 300 mil paranaenses com renda familiar de até meio salário mínimo per capita e que, portanto, passam fome.

O Fome Zero Paraná é uma iniciativa paranaense lançada em julho último pelo governador Roberto Requião. Desenvolvido pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social (SETP), o Fome Zero Paraná é uma resposta do governo paranaense ao apelo do presidente Lula e segue seus conceitos principais.

O Secretário do Trabalho garantiu que a parceria proposta ao empresariado paranaense, em torno do projeto Empresa Solidária, pretende inaugurar uma relação mais ampla, consistente e produtiva do Estado com a iniciativa privada, “refutando as relações tradicionalmente interesseiras ou em torno da mera obtenção de recursos”.
“A geração de emprego e renda”, acrescentou, “é fundamental para o combate à pobreza e o empresariado, que detém riqueza, possui larga e consistente articulação política e vem desenvolvendo a ética da sua responsabilidade social poderá contribuir muito”, afirmou Padre Roque.

O projeto deverá reunir, em parceria, o governo do Estado, o empresariado e entidades sociais. Com isso, as empresas poderão desenvolver ações contra a pobreza e a fome, como o apoio a creches, capacitação e formação profissional e nas áreas de saúde e alimentação, formação de hortas e pomares domiciliares, fornecimento de bolsas de estudo, apoio aos mutirões de alfabetização e ao ensino fundamental e estímulo a doações de alimentos às populações mais desassistidas.

Voltar ao topo