Foco de aftosa é encontrado em fazenda no Mato Grosso do Sul

Brasília ? Após a confirmação de ocorrência de febre aftosa em 140 animais da Fazenda Vezozzo, no município de Eldorado, Mato Grosso do Sul, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento informa que serão sacrificados todos os 582 animais da propriedade. A confirmação da presença de um foco de aftosa na fazenda foi dada hoje (10) pelo Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro).

O ministério afirma ainda que foram tomadas todas as medidas sanitárias preventivas para que o foco não se alastre para outras propriedades. A fazenda Vezozzo foi interditada e a inspeção está sendo feita em outras propriedades que estão em um raio de 25 quilômetros do foco da doença.

Segundo nota do ministério, foi enviada uma comunicação da ocorrência da doença à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), ao Centro Pan-Americano de Febre Aftosa (Panaftosa), aos países vizinhos e a todos que comercializam a carne brasileira.

O secretário de Defesa Agropecuária do ministério da Agricultura, Gabriel Maciel, dará entrevista coletiva ainda na tarde de hoje (10) para falar sobre o assunto.

Voltar ao topo