FMI vai aprovar acordo de revisão com Brasil

O chefe da missão do Fundo Monetário Internacional (FMI), Phil Gerson, disse, ao deixar o último encontro dos técnicos com o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, que recomendará a aprovação da revisão do acordo de quase US$ 15 bilhões com o Brasil à direção do organismo multilateral. A direção do Fundo deverá se reunir para analisar o relatório dos técnicos em meados de junho em Washington. Se o documento for aprovado o Brasil estará apto a sacar US$ 1,3 bilhão.

“O Brasil atingiu todas as metas estabelecidas no acordo e o governo está seguindo políticas monetária e fiscal apropriadas. Está progredindo com uma agenda de reformas estruturais muito importantes para promover o crescimento do país”, afirmou Phil Gerson.

Ele acrescentou que “sacar ou não é uma decisão de governo. O governo tem esse direito, mas, a nosso ver, o governo brasileiro não tem a intenção de sacar”, adiantou Phil Gerson.

Os técnicos do FMI chegaram ao Brasil na semana passada para coletar dados sobre a economia brasileira. O trabalho para verificar o desempenho do governo na manutenção do ajuste fiscal teve início, em Brasília, na segunda-feira.

Essa foi a sétima revisão do acordo, assinado com o Brasil em 29 de agosto de 2002 diante das turbulências políticas que o país atravessava por causa das eleições presidenciais.

Voltar ao topo