Rio de Janeiro (AE) – O Flamengo voltou à zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, depois de deixar escapar a vitória contra o Figueirense, um de seus adversários diretos na luta para fugir do descenso. O jogo disputado neste domingo, no estádio Luso-Brasileiro, na Ilha do Governador, terminou empatado por 2 a 2.

O time carioca chegou a abrir vantagem de dois gols em menos de 20 minutos de partida e deu a impressão de que golearia o visitante. Depois, a equipe carioca caiu de rendimento e permitiu a reação do Figueirense.

A equipe catarinense voltaria para casa com os três pontos se tivesse mais ousadia e se Edmundo não desperdiçasse um pênalti ainda no primeiro tempo, quando o Flamengo já vencia por 2 a 0. O atacante esteve mal, desatento e errando passes de curta distância. Edmundo deixou o campo no intervalo saudado ironicamente pelos flamenguistas. Foi substituído no vestiário por Jônatas.

O Flamengo chegou aos 2 a 0 com dois gols de chutes de longa distância. No primeiro, Diego Souza cobrou falta com violência e a bola fez uma curva antes de entrar. No outro, Renato contou com a colaboração do goleiro Edson Bastos. Em duas falhas da defesa carioca, Carlos Alberto e Bruno marcaram para o Figueirense. No final, a torcida do Flamengo, em protesto pela atuação irregular da equipe, gritava "olé" a cada troca de passes dos catarinenses.

Ficha técnica:

Flamengo 2 x 2 Figueirense

Flamengo: Diego; Leonardo Moura (Fábio), Renato Silva, Fernando e André Santos; Jônatas, Diego Souza, Souza e Renato; Fabiano Oliveira (Bruno Barbosa) e Obina (Geninho). Técnico: Andrade.

Figueirense: Edson Bastos; Paulo Sérgio, Bebeto, Cléber e Michel Bastos; Marquinhos Paraná, Carlos Alberto (Bruno), Bilu e Fernandes; Alexandre (Adriano) e Edmundo (Jônatas). Técnico: Adílson Batista.

Gols: Diego Souza, aos 3, e Renato, aos 18 minutos do primeiro tempo; Carlos Alberto, aos 13, e Bruno, aos 33 minutos do segundo tempo.

Árbitro: Lourival Dias Filho (BA).

Cartões amarelos: Fernando, André Santos e Jônatas (Flamengo); Paulo Sérgio, Michel Bastos e Bilu (Figueirense).

Renda: R$ 171.378,00.

Público: 15.170 pagantes.

Local: Estádio Luso-Brasileiro, na Ilha do Governador (Rio de Janeiro).