Flamengo já se prepara para jogar na altitude da Bolívia

Como a disputa da Copa Libertadores da América de 2007 é prioridade para o Flamengo, o departamento médico do clube realizou uma reunião hoje onde traçou o plano de aclimatação da equipe na altitude de cerca de quatro mil metros da cidade de Potosí, na Bolívia, local de estréia na competição. Para enfrentar o Real Potosí, no dia 14 de fevereiro, o time carioca vai fazer um exame nos atletas, durante a pré-temporada, e simulará as condições do país boliviano.

?Vamos colocar o jogador em uma câmara hipobárica, onde ele precisa respirar sob baixa pressão de oxigênio. Esse exame permite simular a altitude a partir de 2.500 até 5 mil metros?, explicou o médico do Flamengo, Serafim Borges. ?Além disso, iremos conversar com os atletas para evitar que o lado psicológico, por atuar na altitude, interfira em seus desempenhos?.

Borges ainda contou que o Flamengo só chegará a Potosí uma hora antes da partida. No dia 13, o time chegará a Sucre, que fica a 2.500 metros de altitude. A intenção era a de chegar uma semana antes, mas no dia 12 de fevereiro, por exemplo, o clube fará o clássico contra o Botafogo, pelo Campeonato Carioca.

?Os efeitos da altitude geralmente só passam a ser sentidos a partir da quarta hora no local. Como vamos chegar na hora da partida, poderemos jogar tranqüilamente?, disse o médico do Flamengo.

Voltar ao topo