Fiscalização urbana será estendida a municípios da RMC

A Secretaria de Estado da Segurança Pública vai aproveitar o sucesso da experiência das operações de fiscalização urbana realizadas em Curitiba e vai estendê-las aos municípios da Região Metropolitana e, em seguida, para as cidades com maior índice de ocorrências policiais.

De acordo com Benjamim Zanlorenci, assessor de gabinete da Secretaria, que passou a coordenar a Comissão Integrada de Fiscalização Urbana, os órgãos que integram a operação vão atuar como multiplicadores para formar comissões semelhantes nesses municípios.

A comissão promove operações periódicas, atendendo a denúncias da população, e verifica estabelecimentos tais como bares, boates, hotéis e similares. Nesses lugares, são fiscalizadas desde as condições de higiene, saúde e de estrutura física, até a existência ou não de alvarás de funcionamento, a eventual presença de menores em situação de risco e a ocorrência de tráfico de drogas. Atualmente, a perturbação do sossego, em geral por equipamentos de som, e as denúncias de tráfico de drogas nesses locais são as questões que mais exigem ação da comissão.

As operações de fiscalização urbana são realizadas por uma comissão integrada entre a Secretaria de Segurança Pública, com participação da Polícia Militar, através do Comando do Policiamento da Capital e do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil, da Ouvidoria das Polícias, e secretarias municipais de Urbanismo, Ação Social, da Criança. do Meio Ambiente e Vigilância Sanitária.

Voltar ao topo