Fiscalização impede aumento no transporte clandestino no Paraná

O número de autuações e apreensões de veículos irregulares no transporte intermunicipal de passageiros não apresentou acréscimo no mês de julho, apesar do período de férias e do aumento das viagens de turismo. É o que aponta o relatório da operação divulgado pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER). No total, foram abordados 432 veículos, 57 notificados e 5 apreendidos.

As apreensões ocorrem, geralmente, quando o veículo não possui autorização para operar. “É o chamado transporte clandestino que tentamos combater”, diz o secretário dos Transportes, Waldyr Pugliesi. O preço menor e a falta de informação são grandes aliadas do transporte clandestino. “A economia com as passagens não chega a compensar o risco que se corre utilizando veículos de empresas não autorizadas”, completa.

De acordo com o secretário, há uma explicação para os números do relatório do mês passado. Segundo dados do DER a queda se deve, principalmente, às férias escolares. “Infelizmente, é grande a ocorrência de irregularidade no transporte escolar”, constata.

Fiscalização

Por isso, revela o secretário, as ações do departamento continuam e se intensificam ainda mais a cada operação. “Precisamos destacar o caráter principal dessas operações, que é garantir a segurança, não apenas dos usuários do serviço, mas de todos os motoristas em nossas rodovias”.

Os veículos são inspecionados e as infrações podem ser enquadradas em seis grupos, conforme explica o diretor-geral do DER, Rogério Tizzot. “Os fiscais verificam as condições gerais do veículo, a existência dos equipamentos de segurança, a rota, os horários, os documentos, entre outros”. Tizzot comenta que o veículo que possui a documentação e a autorização do DER deve ter passado já por uma vistoria completa, sendo uma garantia de segurança aos usuários.

Voltar ao topo