A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou nesta terça-feira, em sua sede na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, o congresso técnico dos Campeonatos Brasileiros das séries A e B.
A maior novidade apresentada no evento será a instituição do Quadro de Observadores de Arbitragem, que vai fiscalizar os árbitros dentro e fora de campo.
Além de acompanhar a atuação dos árbitros nas partidas com a elaboração de relatórios sobre seu trabalho, tanto na parte técnica quanto disciplinar, o Quadro também tem um ponto polêmico: abrangerá inclusive o meio social em que o árbitro vive, os ambientes que freqüenta e tudo o que diz respeito à conduta do profissional.
Transmitido em caráter on-line, através da tecnologia da Embratel, o Congresso atingiu os 14 estados com clubes participantes do Campeonato Brasileiro das Séries A e B e as 27 Federações nos assuntos relativos à arbitragem.
Pela primeira vez na história, os campeonatos das séries A e B serão disputados no mesmo sistema: os 20 clubes jogarão entre si em turno e returno, em pontos corridos, com rebaixamento dos quatro últimos colocados.