O auditor fiscal da Receita Estadual Alberto Schinozaki, 58 anos, foi preso em flagrante pelo crime de concussão (extorsão durante o exercício da função pública) no fim da tarde desta sexta-feira. O flagrante foi feito dentro de um posto da Receita Estadual, na Rua da Cidadania do Pinheirinho. Schinozaki foi preso no momento em que recebia o dinheiro de extorquido de um comerciante, dono de uma gráfica da região.

Segundo o delegado Sérgio Sirino, do Núcleo de Repressão a Crimes Econômicos (Nurce), o fiscal da Receita Estadual havia cobrado R$ 10 mil, parcelado em cinco vezes, para “perdoar” uma multa que aplicaria no comerciante. “O fiscal exigiu R$ 2 mil à vista e outras quatro parcelas mensais do mesmo valor”, conta o delegado. A polícia investiga a denúncia de que o fiscal da Receita teria extorquido dinheiro de outros comerciantes da região.

Segundo o secretário de Segurança Pública do Paraná, Luiz Fernando Delazari, esta prisão faz parte da mobilização do governo do Estado contra a corrupção de servidores públicos. O nome do comerciante que ajudou a polícia na prisão do fiscal será mantido em sigilo.

continua após a publicidade

continua após a publicidade