Fiscais resgatam 50 trabalhadores rurais, entre eles uma criança

Uma criança de 12 anos estava entre os 50 trabalhadores rurais resgatados hoje pelo Grupo de Fiscalização do Trabalho Rural da Delegacia Regional do Trabalho no Pará (DRT-PA) na fazenda Mandacaru, entre os municípios de Tomé-Açu e Paragominas, no leste do Pará. Eles eram mantidos em regime de semi-escravidão pelo fazendeiro Raimundo Nonato Nogueira, obrigado a pagar indenizações de R$ 71 mil e que será processado pela Justiça Federal.

Para retirar os trabalhadores do local os fiscais contaram com a ajuda de policiais federais e um procurador do Ministério Público do Trabalho. O coordenador da operação, o auditor fiscal do trabalho Raimundo Barbosa, disse que os trabalhadores foram encontrados em condições degradantes e sem equipamentos de proteção. Além disso, não dispunham de alojamentos, banheiros adequados e nem água potável.

No primeiro semestre deste ano, 1.051 trabalhadores foram libertados em todo o País, metade deles no Pará. Com dificuldades financeiras e poucos fiscais para atender à demanda de denúncias, a DRT paraense havia feito este ano apenas uma fiscalização, em maio, quando libertou sete trabalhadores em Marabá, na fazenda Santo Antônio.

No ano passado, em parceria com o Grupo Móvel do Ministério do Trabalho, a DRT fez sete operações de fiscalização. Nesse período foram fiscalizadas 26 fazendas e lavrados 135 autos de infrações. As indenizações pagas a trabalhadores libertados alcançaram R$ 226.838,95.

As principais infrações dos fazendeiros são falta de assinatura de carteira de trabalho, não pagamento de salários, não fornecimento de equipamento de proteção individual, falta de alojamento adequado e não fornecimento de água potável aos trabalhadores.

Voltar ao topo