Fiscais liberam trabalhadores mantidos como escravos no sul do PA

Fiscais do Ministério do Trabalho liberaram hoje 11 trabalhadores rurais, entre eles um adolescente de 16 anos e um homem com malária, encontrados em regime de escravidão na região do Rio Iriri, entre os municípios de São Félix do Xingu e Altamira, no sul do Pará.

“Os trabalhadores estavam em uma fazenda onde só é possivel chegar de balsa ou avião. Eles pagaram R$ 600 pela passagem e ainda eram obrigados a comprar o material de trabalho.Para chegar ao local, os fiscais utilizaram um avião búfalo da Força Aérea Brasileira. Depois, de helicóptero, foram até as fazendas suspeitas. A operação está concentrada na região do Iriri, onde grupos armados se apropriaram de grandes extensões de terra e derrubam a floresta de forma criminosa.

Outros 64 trabalhadores seriam libertados até o final do trabalho. Nos últimos sete meses, 1051 pessoas mantidas em regime de escravidão, a maioria no Norte do País, foram libertadas.

Os proprietários foram obrigados a pagar indenizações que passaram de R$ 2 milhões. Mais de 100 empresas, flagradas utilizando mão-de-obra escrava, estão impedidas de obter financiamento público.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.