Financiamento beneficia cooperativa de pequenos agricultores

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, aprovou um financiamento de R$ 20 milhões para crédito rural nos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Cerca de 27 mil pequenos agricultores de 198 municípios serão beneficiados.

O crédito foi concedido à Cooperativa Central de Crédito Rural com Interação Solidária (Cresol-Baser), fundada deste 1995 e que tem como associados apenas pequenos produtores que desenvolvem agricultura familiar. Pesquisa da entidade mostrou que 80% dos associados só obtiveram acesso a esses benefícios após a criação da Cooperativa. A Cresol-Baser congrega 33 cooperativas de crédito rural do Paraná, 14 de Santa Catarina e 12 do Rio Grande do Sul.

Os recursos, provenientes do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), viabilizarão a compra de bens de produção: equipamentos agrícolas e matrizes leiteiras. O financiamento contribui para melhorar as condições de vida nas zonas rurais e diminuir o êxodo para áreas urbanas.

Voltar ao topo