Figueirense empata com o Vasco em Floripa e segue líder

Florianópolis, 03 (AE) – Um jogo que definitivamente ficará marcado na história do Figueirense pela grandiosidade e a qualidade do confronto. Assim foi o empate por 2 a 2, neste sábado, entre Figueirense e Vasco, pela décima segunda rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. Três dos quatro gols aconteceram nos primeiros oito minutos e o quarto, que evitou que o Figueirense perdesse o jogo e a invencibilidade em casa, só saiu aos 46 minutos da etapa final. Mesmo empatando, a equipe catarinense sustentou a liderança do Campeonato, agora com 22 pontos, enquanto o Vasco soma 14 pontos.

A previsão de um grande espetáculo se confirmou. O jogo começou sob forte chuva e em alta velocidade. Tais características prenderam constantemente a atenção dos mais de 20 mil torcedores presentes ao Estádio Orlando Scarpelli, que explodiram em alegria logo no primeiro minuto da disputa. O meia Fernandes recebeu na entrada da área e arriscou com força uma bola que quicou e enganou o goleiro Márcio.

O Vasco respondeu cinco minutos depois, quando o atacante Anderson completou, de cabeça, um cruzamento da direita feito pelo lateral Chiquinho. E não demorou muito para o Vasco virar o placar. Aos oito minutos, o “maestro” Petkovic interceptou um rebote na entrada da área e bateu de voleio sem nenhuma chance para o goleiro Edson Bastos.

A partir das primeiras investidas produtivas das equipes, o jogo permaneceu quente e em alta velocidade. O Figueirense chegou a aplicar determinada pressão no decorrer do período ao exigir constante atenção da defesa vascaína, mas a maturidade e a precisão de sua marcação contribuíram para sustentar a vantagem até a conclusão da etapa.

O panorama no segundo tempo foi praticamente o mesmo do primeiro. Sem o zagueiro Serjão, expulso aos 13 minutos, o Vasco suportou bem a pressão do Figueirense, que em momento algum se entregou na partida. E para romper a forte defesa vascaína, o técnico Dorival Júnior ousou ao lançar mais dois atacantes. Mas não foram os homens de frente que determinaram a manutenção da invencibilidade do Figueirense em casa. Aos 46 minutos, o zagueiro e capitão da equipe Márcio Goiano subiu de cabeça para igualar um placar que estava praticamente determinado ao Vasco comemorar.

“Se a gente segurasse um pouquinho mais toda esta pressão, poderíamos ter levado daqui uma vitória heróica”, resumiu o técnico Geninho. A partida com o Vasco foi a terceira consecutiva que o Figueirense não conseguiu vencer. Antes empatou com o Paysandu (1 a 1) e com o Cruzeiro (0 a 0).

Terça-feira o alvinegro catarinense enfrenta o Grêmio, em Porto Alegre. Já o Vasco, também na terça, recebe o Vitória em São Januário.

FIGUEIRENSE: Edson Bastos; Paulo Sérgio, Márcio Goiano, Cleber e Filipe; Carlos Alberto, Bilu (Rodrigo), Sérgio Manoel (Marlon) e Fernandes; Romualdo e Izaias. Técnico: Dorival Júnior.

VASCO: Márcio; Chiquinho, Serjão, Henrique e Diego; Igor, Coutinho, Rodrigo Souto (Gomes) e Petkovic; Anderson (Júnior) e Muriqui (Wescley). Técnico: Geninho.

ÁRBITRO: Carlos Eugênio Simon (FIFA/RS).

Gols: Fernandes a 1, Anderson aos 6 e Petkovic aos 8 minutos do primeiro tempo. Márcio Goiano aos 46 minutos do segundo tempo.

Cartões amarelos: Igor, Serjão e Petkovic.

Expulsão: Serjão.

Renda: R$ 163.401,50.

Público: 18.048 (pagantes) e 20.524 (total).

Local: Estádio Orlando Scarpelli, sábado, em Florianópolis.

Voltar ao topo