Fifa tira uma vaga da América do Sul na Copa 2006

Dona de mais da metade dos títulos mundiais de futebol (nove), a América do Sul terá um vaga a menos na Copa do Mundo de 2006, que será realizada na Alemanha. Em contrapartida, as Américas do Norte e Central, que nunca conquistaram o título mundial, poderão ter o mesmo número de representantes que a América do Sul. E a Ásia, também sem títulos, poderá ter até mais: cinco.

Em reunião nesta terça-feira em Madri (Espanha), o Comitê Executivo da Fifa decidiu conceder uma vaga automática à Oceania, acabando com a disputa entre um time do continente e o quinto colocado nas eliminatórias da América do Sul.

Com a decisão, apenas quatro países sul-americanos disputarão o Mundial em 2006 e não cinco, como em 2002. Na repescagem da última Copa, o Uruguai derrotou a Austrália.

A entidade decidiu promover uma repescagem entre o quinto colocado nas eliminatórias da Ásia e o quarto lugar na  Concacaf (América do Norte e Central). O continente asiático tem quatro vagas garantidas. A Concacaf terá pelo menos três representantes.

A Europa também perdeu uma vaga. O continente terá 14  representantes. Em 2002, o continente teve 14 classificados diretamente e um no confronto com o terceiro colocado da Ásia. A África manteve os cinco lugares de 2002.

Apesar de ser campeão mundial, o Brasil terá que disputar as eliminatórias. A Fifa decidiu acabar com a classificação automática do detentor do título. Apenas a Alemanha, país-sede, tem vaga assegurada na competição. 

GloboNews.com

Voltar ao topo