Fia WTCC leva 34 mil pessoas ao Autódromo de Curitiba

A equipe BMW deu o troco na Alfa Romeo e na Seat, terminando a segunda corrida do FIA WTCC, edição de Curitiba, em primeiro e terceiro lugares. O britânico Andy Priaulx, maior destaque da categoria, foi o grande vencedor da etapa com uma BMW 320si. Giani Morbidelli da Itália, com Alfa Romeo 156 foi o segundo colocado e o surpreendente italiano Alessandro Zanardi, que perdeu as pernas há 4 anos (corre com próteses de titânio), ficou na terceira posição, também com uma BMW 320si. Os brasileiros não foram bem nessa décima corrida do campeonato, a segunda no Brasil, do FIA WTCC ? Curitiba 2006. Lucas Molo terminou a prova na décima sexta posição, uma volta atrás dos líderes e Augusto Farfus Jr. perdeu a frente de seu Alfa Romeo num choque contra um Seat e desistiu no meio da corrida.

Primeira corrida

Na primeira corrida do dia, a nona etapa do campeonato, a batalha foi solitária entre a Alfa Romeo de Augusto Farfus Jr. contra um batalhão de Seats Leon que pressionaram o curitibano durante toda a prova. Vitória do espanhol Jordi Gene, seguido pelo alemão Peter Terting, com o Farfus em terceiro lugar.

A prova foi emocionante, pois mostrou que os carros espanhóis da SEAT se adaptaram muito bem ao Autódromo Internacional de Curitiba. Embora o brasileiro Augusto Farfus Jr. tenha largado na pole position, o espanhol Jordi Gene, segundo no grid, soube aproveitar melhor a qualidade do seu carro e ultrapassou Farfus na metade da corrida. ?Os carros da Seat estavam mais rápidos, felizmente eu pude controlar meu Alfa ao máximo e chegar na terceira posição?, disse Farfus. O tempo ajudou bastante e a largada da primeira corrida foi normal.

O piloto brasileiro Lucas Molo, rodou na primeira curva e saiu da corrida, o que provocou uma bandeira amarela e a entrada do safety car. A prova terminou com Jordi Gene em primeiro, Peter Terting em segundo e Farfus Jr. em terceiro. O maior destaque da corrida foi o italiano Alessandro Zanardi, que, com sua BMW largou na última posição, 26º lugar e chegou em 10º. ?Eu estava um pouco chateado por ter batido na tomada de tempo de sábado. Mas fui bem na corrida, largando em 26º lugar e terminei em 10º?, disse o simpático Zanardi.

Fia WTCC – Curitiba – Nona etapa
1 – Jordi Gene ? ESP – SEAT Leon
2 ? Peter Terting ? GER – SEAT Leon
3 ? Augusto Farfus Júnior ? BRA – ALFA ROMEO 156
4 ? Gabriele Tarquini ? ITA – SEAT Leon
5 ? James Thompson ? GBR – SEAT Leon
6 ? Rickard Rydell ? SWE – SEAT Leon
7 –  Gianni Morbidelli ? ITA – ALFA ROMEO 156
8 ? Andy Priaulx ? GBR – BMW 320si
 
Segunda Corrida

Na opinião dos pilotos a segunda corrida foi a mais maluca de todo a temporada, pois aconteceram muitos acidentes, toques, várias saídas de pistas e uma série de ótimas ultrapassagens, que divertiram o público presente ao Autódromo Internacional de Curitiba. André Priaulx e sua equipe souberam usar a estratégia para, pelo menos, vencer uma corrida no final de semana. Ele gerenciou bem a primeira corrida, terminando em oitavo, o que lhe qualificaria para ser o pole na segunda.

?Foi minha quarta vitória na temporada, e a mais emocionante até agora. Meu carro estava muito bom, a equipe soube prepará-lo para ele não se desgastar na primeira e desempenhar melhor na segunda. Foi uma corrida louca, com muitas bandeiras amarelas e acidentes, mas a cada reinicio, o carro respondeu muito bem e foi possível se livrar de Giani Morbidelli?, afirmou Priaulx. Zanardi foi um show a parte. Ele largou em décimo lugar, ultrapassou vários carros e terminou em terceiro, atrás apenas de Priaulx e de Morbidelli, o segundo colocado. ?Foi uma corrida muito louca. Eu apenas via carros saindo daqui e dali, meu BMW ajudou muito e fui ganhando posições?, falou Zanardi, feliz com o pódio no Brasil.

Farfus se envolveu num acidente na metade desta segunda prova e teve que desistir. ?Eu fui tocado levemente na traseira por um Seat, bati e perdi os pára-choques dianteiros. Fui obrigado a desistir da corrida?, comentou Farfus, que estava muito satisfeito com a vinda do evento FIA WTCC para o Brasil. ?É uma maneira do público ir se acostumando com os carros de turismo. No ano que vem, certamente teremos mais torcedores nas arquibancadas. A categoria é emocionante e ninguém dispara na frente?, contou Farfus. A volta mais rápida foi do ?show man? Alessandro Zanardi, com o tempo de 1:26.069, velocidade média de 154.19Km.

Fia WTCC – Curitiba – Décima etapa
1º Andy Priaulx (GBR) BMW 320si
2º Giani Morbidelli (ITA) Alfa Romeo 156
3º Alessandro Zanardi (ITA) BMW 320 si
4º James Thompson  (GBR) Seat León
5º Gabriele Tarquini (ITA) Seat León
6º Peter Terting (Ale) Seat León
7º Jordi Müller (Ale) BMW 320 si
8º Robert Huff (GBR) Chevrolet Lacetti

Voltar ao topo