Curitiba sediará etapas do Campeonato Mundial de Automobilismo, categoria Turismo (World Touring Car Championship), até 2008. A informação foi dada ao prefeito Beto Richa na tarde desta terça-feira (18) pelo diretor-geral da FIA-WTCC, Marcelo Lotti. "O projeto da WTCC prevê a avaliação de três anos de um novo circuito antes de incluí-lo permanentemente no calendário oficial", disse Lotti. O executivo da FIA veio a Curitiba para acompanhar os preparativos para a etapa marcada para os 1 e 2 de julho, no Autódromo Internacional de Curitiba. Para a escolha de Curitiba pesou o fato de ser uma cidade com boa qualidade de vida e industrializada. Lotti citou, principalmente, as indústrias instaladas na Região Metropolitana ligadas ao setor automotivo. "A FIA, as montadoras e a prefeitura trabalham para o êxito do campeonato", disse Lotti.
Segundo ele, os resultados colhidos até o momento mostram que Curitiba tem potencial para entrar definitivamente no calendário mundial das etapas da Fórmula Turismo. "Este tipo de evento prevê um trabalho de três anos para se consolidar, mas, sendo jovem e dinâmica, Curitiba tem demonstrado capacidade para dar destaque ao campeonato", afirmou.
A prova de Curitiba será transmitida pelo canal Eurosport para 140 países. O prefeito Beto Richa afirmou que o evento atrairá turistas, movimentando a economia curitibana, em especial os setores de hotelaria e alimentação.
O WTCC é um dos três eventos reconhecidos pela FIA, e o mais importante depois da Fórmula Um. O calendário 2006 prevê dez corridas. Neste ano, o piloto curitibano Augusto Farfus é o um dos principais destaques do campeonato, ocupando a segunda colocação.


