FHC aumentou a carga tributária e o endividamento público, diz Alencar

O vice-presidente e ministro da Defesa, José Alencar, respondeu, há pouco, às críticas feitas anteontem pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso ao governo Lula.

Embora afirmasse que não chegou a ler as matérias sobre as críticas de FHC publicadas ontem na imprensa, Alencar lembrou que, durante o governo anterior, houve um grande aumento da carga tributária e do endividamento público e uma privatização que teria dado aos cofres públicos cerca de US$ 90 bilhões.

Apesar disso, observou Alencar, cerca de R$ 750 bilhões foram utilizados apenas para pagar os juros da dívida porque, durante aquele período, as taxas oferecidas pelo governo estavam muito acima dos valores oferecidos pelo mercado internacional. Alencar insinuou, com isso, que todos os recursos arrecadados durante o governo anterior com essas medidas não foram utilizados para assegurar distribuição de renda ou investimentos em infra-estrutura. "A situação é grave. Não podemos fazer política eleitoral, e temos que fazer uma política de desenvolvimento", acentuou Alencar, ao participar, na qualidade de ministro da Defesa do seminário "Brasil-Argentina por uma Agenda de Cooperação em Defesa, Segurança e Paz", no Plenário 3 da Câmara.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.