FH: País se orgulha de ter colaborado para independência do Timor

O presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou hoje, ao receber o presidente do Timor Leste, Xanana Gusmão, no Palácio da Alvorada, que o Brasil sente orgulho por ter apoiado, junto com outros países, o Timor no seu processo de independência da Indonésia. Fernando Henrique ressaltou seu entusiasmo pela eleição de Xanana Gusmão como presidente daquele país. ?O voto popular fez justiça a uma trajetória de vida dedicada à luta pela liberdade e autodeterminação do povo timorense?, disse.

O presidente Fernando Henrique condecorou Xanana Gusmão com o Grande Colar da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, maior distinção do governo brasileiro a autoridades. Fernando Henrique disse que o governo brasileiro vai continuar empenhado em colaborar com o Timor Leste nas áreas que julgue importantes para a consolidação da democracia e afirmou que acompanha com particular interesse a parceria em educação, saúde e agricultura.

O presidente do Timor Leste está em Brasília para ingressar na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em cerimônia amanhã (30), no Ministério das ReIações Exteriores, o que o credencia ? afirmou Fernando Henrique ? a um futuro muito fértil de colaboração.

Xanana Gusmão agradeceu ao presidente brasileiro pela comenda e lembrou que, quando Fernando Henrique foi a Dili, em 2001, foi o principal entusiasta para que o ex-presidente do Conselho Nacional de Resistência do Timor se candidatasse à Presidência da República. ?Estou levando o fardo de um destino pouco amigo?, disse Xanana Gusmão.

O presidente do Timor parabenizou o Brasil pela conquista do pentacampeonato de futebol e, bem-humorado, disse que já se acostumou a ouvir que ?os timorenses jogam futebol tão bem quanto o Brasil e perdem tão bem quanto Portugal?. Como agradecimento à comenda, Xanana Gusmão deu de presente ao presidente Fernando Henrique um “thais”, uma espécie de xale característico da sua região.

Voltar ao topo