FGV:preço do álcool cai no atacado e no varejo este mês

Os preços do álcool apresentaram queda em março, tanto no atacado como no varejo, conforme afirmou hoje o coordenador de análises econômicas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Salomão Quadros, em entrevista coletiva à imprensa. A informação consta da medição do Índice Geral de Preços ao Mercado (IGP-M) deste mês, divulgado hoje, que apresentou alta de 0,34% ante elevação de 0,27% em fevereiro.

De acordo com dados do Índice de Preços por Atacado (IPA-M), subíndice que representa 60% do IGP-M, o preço do álcool hidratado, que é vendido pelas distribuidoras, caiu 0,64% em março, contra uma expressiva alta de 4,02% em fevereiro. Outra indicação importante, conforme destacou Quadros, é a de que o álcool anidro, que vem das usinas e é utilizado na mistura com a gasolina, apresentou desaceleração na alta de preços, passando de 0,83%, no mês passado, para 0,42% no mês atual.

Quanto ao varejo, o levantamento da FGV, por meio do Índice de Preços ao Consumidor (IPC-M), que representa 30% do IGP-M, mostrou que o álcool combustível também ficou mais barato. Segundo a FGV, o produto passou de uma alta de 2,37% para uma queda de 0,72%, entre fevereiro e março.

"O álcool está numa situação ótima, inclusive caindo no atacado" comentou Salomão Quadros. "Além disso, a entrada da safra, daqui para frente, deve fazer com que o preço continue em situação satisfatória", acrescentou.

Voltar ao topo