FGV: consumidor está mais otimista com a economia do país

O consumidor brasileiro ficou mais otimista em julho em relação às perspectivas da economia do país e quanto à sua situação financeira, na comparação com abril. É o que informa a oitava Sondagem de Expectativas do Consumidor, realizada entre 5 e 25 de julho, em 1,9 mil domicílios, pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getúlio Vargas. O trabalho mostra que a expectativa do consumidor subiu para 12,5% no trimestre, contra os 9,3% registrados em abril.

Para o coordenador do trabalho, Aloísio Campelo Júnior, a confiança do consumidor na economia aumentou em relação a abril, quando foi detectado uma deterioração devido a um ambiente político conturbado.

?As estatísticas econômicas que estavam sendo divulgadas eram dúbias, gerando a sensação de que a retomada do crescimento estava ameaçada. Mas ainda não voltamos ao nível de janeiro, quando os consumidores estavam mais otimistas?, disse Campelo.

A primeira sondagem foi realizada em outubro de 2002 e divulgada trimestralmente. Após este mês, a divulgação será mensal.

Voltar ao topo