O Festival de Arte da Rede Estudantil (Fera) iniciou as atividades da quarta etapa regional do projeto, neste ano, na terça-feira (11), em Cornélio Procópio – Norte Pioneiro do Estado. Depois do tradicional desfile com todos os participantes, no centro da cidade, foi dado início aos cinco dias de imersão cultural. Participam aproximadamente 4 mil pessoas, entre professores e alunos da rede estadual de educação de 59 municípios do Estado.

continua após a publicidade

Segundo o secretário da Educação, Maurício Requião, a importância do projeto pode ser avaliada pela alegria dos participantes. ?Não há como não se contagiar com a alegria dos nossos alunos?, enfatiza. ?É um projeto que alcança o coração das pessoas.? Para Maurício, os alunos vão embora, no final do evento, mas cada um leva o projeto para dentro de suas escolas. ?O que eles aprendem aqui é inserido em seus cotidianos?, afirma.

De acordo com o secretário, muitos talentos podem ser descobertos no Fera, mesmo que este não seja o objetivo do projeto. ?Nosso Estado é muito rico em talentos. Queremos dar a cada estudante a oportunidade para desenvolvê-los, reconhecendo que há algo especial, único e precioso dentro de cada um?, conta.

?Pode ser que tenhamos, entre eles, alguns grandes artistas no futuro, mas o que buscamos ter são grandes pessoas, preocupadas com o seu semelhante, e é isso que esperamos de uma educação de qualidade, uma educação que forme pessoas boas, de bem, pessoas capazes de trabalhar na construção de um mundo melhor?, afirma Maurício Requião.

continua após a publicidade

Para o prefeito de Cornélio Procópio, Amin José Hannouche, a realização do Fera no município fortalece a cidade como pólo da região. ?O Fera é de suma importância para o desenvolvimento do Estado do Paraná por trazer esperança de que o futuro pode ser transformado e melhorado pela educação?, ressalta o prefeito.

O desfile que apresentou os estudantes e professores à cidade levou uma multidão para as ruas centrais de Cornélio Procópio, com um colorido especial. Palhaços, malabaristas em pernas-de-pau, bonecos gigantes, bailarinas e 16 fanfarras fizeram a alegria de quem compareceu na Rua XV de Novembro, na tarde de terça-feira (11).

continua após a publicidade