Festa japonesa em feira de Londrina

De 15 a 18 de junho, um pedacinho do Japão estará concentrado no Centro de Exposições e Eventos de Londrina durante a realização da 4.ª Casa Japão, 2.º Portal do Oriente e 45.ª Exposição Agrícola da Acel (Associação Cultural e Esportiva de Londrina). Os três eventos prometem quatro dias de muita festa, animados por música, dança e o melhor da culinária oriental.

A grande festa da comunidade nipo-londrinense comemora os 98 anos da chegada dos primeiros imigrantes japoneses ao Brasil, em 18 de junho de 1908, e a perfeita integração de seus descendentes na terra vermelha. Prova dessa integração será a decoração do espaço da festa nas cores verde e amarelo em homenagem à Copa do Mundo.

Já estão confirmados na programação shows de matsuri dance, a animada dança que reúne pessoas de todas as idades ao som dos tambores japoneses, os taikos; espetáculo de dança indiana; apresentações de artes marciais concurso da Garota e Garotinha Oriental; e a presença de dois cães-robôs Aibo, que obedecem ao comando da voz humana, mas claro, em língua japonesa.

No setor agrícola estarão presentes pequenos e médios agricultores de toda a região, expondo seus melhores produtos. São frutas, verduras, legumes, oleaginosas que concorrem a prêmios e, no último dia da festa, podem ser adquiridos pelos visitantes a preços bem acessíveis. São mais de 600 produtores expondo cerca de 3 mil itens.

A exposição vai contar com produtores de orquídeas, uvas, produtos orgânicos, feira de produtos artesanais, compotas, artesanatos. Além disso, a 45.ª Exposição Agrícola vai fazer uma parceria com a polícia ambiental para realizar uma mostra de animais silvestres empalhados que vai servir para conscientizar o público sobre a questão da conservação ambiental.

Os produtores que quiserem participar podem entrar em contato pelo telefone 33340150, na secretaria da Acel, ou pelo telefone 9994-6266, e falar com o coordenador da exposição, Jairo Tamura. Tamura ressalta que a inscrição dos produtores não tem custo. Os interessados devem pegar a ficha de inscrição até um dia antes da exposição, mesmo prazo para levar os produtos para a exposição.

Também está confirmada para o evento a divulgação do concurso Top Nikkey Londrina 2006, que apresenta as marcas de produtos, serviços e empresas mais lembradas pelos consumidores nipo-brasileiros resistentes em Londrina. Foram pesquisados 66 segmentos e entrevistadas 405 pessoas no período de 1 a 15 de abril.

Com o final de semana prolongado, devido ao feriado de Corpus Christi na quinta-feira (15), são esperados na Casa Japão, Portal do Oriente e Exposição Agrícola da Acel cerca de 50 mil visitantes, muitos vindos de outras cidades paranaenses e interior de São Paulo, onde é grande a concentração de descendentes de japoneses.

Programação

A abertura dos três principais eventos da comunidade nipo-londrinense está confirmada para o dia 15, às 11h, com a participação de autoridades locais e do Estado. Na sexta-feira, dia 16, o centro de eventos será aberto às 18h. No sábado e domingo, o espaço estará aberto ao público das 10h às 22h. 

Voltar ao topo