Ferroeste amplia atenção aos pequenos e médios produtores

A direção da Ferroeste ? Estrada de Ferro Paraná Oeste está realizando uma série de encontros com representantes de empresas e cooperativas e lideranças da região Oeste do Paraná. A intenção é definir um modelo de gestão pública para tornar a ferrovia mais ágil e fazer com que ela diversifique as cargas transportadas, contemplando a inclusão de pequenos e médios produtores. ?Temos que dar essa atenção especial porque hoje os pequenos agricultores estão excluídos do transporte ferroviário no Estado?, observa o presidente Samuel Gomes.

A rodada de reuniões teve início quarta-feira (31) com representantes da Coopertrac ? Cooperativa de Transportadores Rodoviários Autônomos de Cascavel. Em seguida, a direção da Ferroeste visitou a unidade da Sadia em Toledo. ?Vamos ouvir o máximo possível de sugestões dos usuários e dos possíveis usuários da Ferroeste. Nos próximos dias teremos um panorama atualizado com perspectativas e expectativas da região para o futuro da Ferroeste?, detalha Samuel. Os encontros contam com a participação do representante do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), Nelson Soffiatti.

A Coopertrac, entidade que representa 80 caminhoneiros da região, quer estreitar as relações com a Ferroeste para ampliar o volume de fretes contratados junto às empresas da região. Em média são transportadas 20 mil toneladas ao mês de produtos e implementos agrícolas, revela o presidente Colmar Romer Kohler. A cooperativa, fundada oficialmente em dezembro de 2005, mobiliza cerca de 200 caminhões de propriedade dos cooperados e trabalhadores em prestação de serviço.

?Atuamos num raio de 200 quilômetros em torno de Cascavel. Cerca de 90% deste volume é transportado de empresas e produtores da região para a ferrovia?, disse Kohler. Os caminhoneiros relataram ao presidente as dificuldades para o transbordo dos produtos no terminal da Ferroeste. Segundo eles, isso ocorre devido a falta de infra-estrutura para abrigar caminhões e trabalhadores no local.

Centro de Convivência

Diante do quadro, Samuel determinou o início de estudos para viabilizar um espaço para estacionamento dos veículos e um Centro de Convivência dotado com infra-estrutura para os caminhoneiros. ?A intenção é construir, dentro deste local, banheiros, área para refeições e um centro de computadores para inclusão digital dos trabalhadores. Os motoristas devem ser tratados com aliados da ferrovia e respeitados em sua dignidade?, relatou Samuel.

A idéia apresentada pelo presidente da Ferroeste agradou os caminhoneiros da Coopertrac. Na opinião dele, o retorno da ferrovia para o poder público criou uma nova perspecitva. ?Tenho certeza que nossa parceria agora vai andar. Antes havia muito pouco interesse da Ferropar (antiga subconcessionária), que jamais escutou as nossas reivindicações?, encerrou.

Voltar ao topo