Fernández, do Colo Colo, é eleito o melhor da América

O meia chileno Mati Fernández, do Colo Colo, foi eleito nesta sábado (30) o melhor jogador da temporada 2006 do futebol da América. O prêmio entregue pelo jornal uruguaio "El País" há 20 anos, conta com a participação de diversos jornalistas especializados. O brasileiro com melhor colocação na lista foi o goleiro Rogério Ceni (São Paulo), que ficou na quarta posição (45).

Com apenas 20 anos, Fernández foi o principal destaque da equipe chilena na disputa da Copa Sul-Americana – o time foi derrotado na decisão pelo mexicano Pachuca. Mati recebeu ao todo 62 votos, nove a mais que o segundo colocado, o atacante argentino Rodrigo Palácio (Boca Juniors). O volante Fernando Gago, que acertou a sua transferência para o Real Madrid, ficou em terceiro (50).

Além de Rogério Ceni, o zagueiro Fabão, que acertou a sua transferência para o japonês Kashima Antlers após a conquista do Brasileirão pelo time do Morumbi, e o atacante Fernandão também aparecem na seleção ideal do continente.

Essa é a segunda vez que um jogador chileno é escolhido para receber o título. O primeiro havia sido o atacante Marcelo Salas em 1997. O argentino Carlitos Tevez (ex-Corinthians e atualmente no West Ham) tinha sido o ganhador do prêmio nos últimos três anos. O último brasileiro homenageado foi o veterano Romário, em 2000.

Com base na eleição, a seleção ideal da América seria formada pelo goleiro Rogério Ceni (BRA/São Paulo); os defensores Hugo Ibarra (ARG/Boca Juniors), Daniel Díaz (ARG/Boca Juniors), Fabão (BRA/Kashima Antlers); os meias Rodrigo Palácio (ARG/Boca Juniors), Juan Sebastián Verón (ARG/Estudiantes), Fernando Gago (ARG/Real Madrid), Mati Fernández (CHI/Colo Colo); e os atacantes Fernandão (BRA/Internacional), Gonzalo Higuaín (FRA/Real Madrid) e Humberto Suazo (CHI/Colo-Colo).

Voltar ao topo