Férias começam nesta quarta para 114 mil alunos municipais

Os 114 mil alunos das 167 escolas municipais de Curitiba entram em férias a partir desta quarta-feira, dia 6. O retorno das atividades acontecerá entre os dias 25 a 28 de julho, conforme o calendário escolar de cada unidade. O recesso nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) começa mais tarde, a partir da segunda-feira, dia 11. As atividades nos Cmeis serão retomadas no dia 27 de julho.

De acordo com o programa de descentralização da Secretaria Municipal da Educação, as escolas têm autonomia para definir e aprovar, junto aos seus Conselhos de Escola, qual o melhor período para o recesso escolar. A única determinação é cumprir os 200 dias letivos, com carga horária anual mínima de 800 horas, estabelecidos pelo Ministério da Educação.

Enquanto estiverem em férias, os meninos e meninas poderão se divertir com uma série de atividades esportivas, culturais e de lazer que serão coordenadas pela Secretaria Municipal do Esporte Lazer, durante a segunda edição do Festival de Férias 2005.

O festival será realizado entre os dias 11 e 21 de julho e as atividades acontecerão em centros esportivos, escolas, praças e Ruas da Cidadania (veja quadro). Outras opções de lazer serão oferecidas nas nove escolas municipais que participam do programa Comunidade Escola.

Mesmo nas férias, as escolas municipais Maria Marli Piovesan (Uberaba), Jardim Santos Andrade (Campo Comprido) Eny Caldeira (Tingui), Laís Peretti (Pinheirinho) Caramuru (Cabral), Cei Bento Mossurunga (Boqueirão) Caic Bairro Novo (Sítio Cercado), Professora América da Costa Sabóia (Cic) e Maria Clara Tesserolli, (no Portão) abrirão suas portas aos sábados e domingos, para oferecer diversão, cultura e oportunidades para a garotada e seus familiares.

Ritmo acelerado

Enquanto alunos e professores estiverem descansando, equipes da Prefeitura trabalharão em ritmo acelerado para concluir obras nas novas unidades escolares que serão entregues à população, no próximo semestre.

São quatro centros municipais de Educação Infantil (Cmeis) que permitirão o atendimento de 600 crianças, na faixa dos três meses aos cinco anos e onze meses. Os Cmeis estão sendo construídos em Santa Felicidade, na Cic, no Bairro Novo, e no Bairro Alto.

O atendimento para as crianças com idades entre 3 e 5 anos também será expandido. Duas Pré-escolas, uma na Cic e outra no Bairro Novo estão sendo construídas especialmente para atender cerca de 600 crianças desta faixa etária.

Além dos novos prédios, o Cmei e Pré Escola Novo Horizonte, no Pinheirinho está preparado para aumentar a capacidade de atendimento. Depois de concluídas as obras de ampliação, a unidade terá 20 novas vagas para o berçário e outras 180 para a Educação Infantil.

Para as crianças das primeiras séries do ensino fundamental, a novidade ficará por conta da nova Escola Municipal Pantanal, que está em fase de finalização no Boqueirão. A escola terá capacidade para atender 980 alunos e contará com uma estrutura que inclui 14 salas de aula, um laboratório de informática e uma biblioteca.

A previsão de crescimento na rede municipal de ensino para o ano que vem exigiu que a Prefeitura ampliasse ainda mais a sua estrutura. Até o final deste ano, outras unidades passarão por ampliações. Serão construídas oito novas salas de aula que permitirão a criação de outras 300 vagas para pré e para a educação Infantil. As reformas serão realizadas nos Ceis Curitiba Ano 300, Raul Wallemberg e nas escolas municipais Joaquim Távora e Francisco Deresso.

Voltar ao topo