Feira mobiliza comunidade com ações de valorização da vida

A promoção da paz e a valorização da vida são os temas que serão abordados nesta quarta-feira na feira organizada pela Administração Regional do Portão e a Ong Criança Segura, no Ginásio de Esportes da Rua da Cidadania da Fazendinha. O evento vai divulgar o trabalho intersetorial realizado pela regional e comemorar as atividades de prevenção realizada ao longo deste ano.

No período das 14h às 17h, adultos e crianças poderão acompanhar e saber mais sobre como garantir a segurança dos filhos em casa, na escola e no trânsito. Na feira serão expostos trabalhos realizados durante o ano como o Encontro dos parceiros pela paz e o Curso de multiplicadores promovidos pela Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente em Situação de Risco.

"A Feira de Prevenção Valorizando a Vida foi a forma encontrada para fazer o fechamento das ações já realizadas em parceria com a Fundação de Ação Social, as secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Educação, Saúde, Abastecimento, Fundação Cultural e a Ong Criança Segura e chamar a atenção da população para a importância deste trabalho", explica o coordenador técnico da administração Portão, Paulo Roberto Socher.

Também serão relembrados os resultados alcançados nos encontros de sensibilização, planejamento e desenvolvimento de ações para a redução de acidentes domésticos e de trânsito envolvendo crianças e adolescentes. A participação da comunidade nas palestras, caminhadas a favor da paz e atividades do Programa Tecendo a Rede do Adolescer, coordenados pela doutora Júlia Cordellini, são outros destaques do evento.

Participação das crianças

Utilizando edredons em tecido com peças em E.V.A. – panelas, potes de comida, xampu, álcool – o cenário ajudará as crianças a reconhecer ambientes onde possam sofrer acidentes.

Além das crianças, o trabalho voluntário da ong vai também orientar os pais sobre como evitar acidentes como queimaduras, cortes, afogamentos, envenenamentos, quedas, entre outros, interagindo com as famílias nos cenários.

"Vamos mostrar de forma prática aos pais e aos filhos como evitar acidentes domésticos. Contamos com os nossos voluntários, que são os multiplicadores da prevenção, informando o público", finaliza a coordenadora da Ong Criança Segura, Alessandra Françóia Gomes.

A Criança Segura Safe Kids Brasil é uma organização sem fins lucrativos, dedicada à prevenção de acidentes envolvendo crianças e adolescentes até 14 anos. A ong conta com o apoio de parceiros, como as companhias do Grupo Johnson & Johnson a General Motors do Brasil e, em Curitiba, tem ainda o patrocínio da Perkons S.A, no programa Criança Segura Pedestre.

Alunos das escolas municipais vão apresentar números musicais, de teatro e trabalhos realizados em sala de aula. Para que as crianças reconheçam as possíveis situações e locais de acidente, dentro de suas casas, representantes da Criança Segura vão expor cenários de risco, mostrando objetos e situações nas quais as crianças podem se ferir.

Voltar ao topo