Feira debate em Curitiba saúde e segurança do trabalho

O Centro Estadual de Saúde do Trabalhador (Cest) participou de terça a quinta-feira (27 a 29) da Prevensul, o maior evento de Saúde e Segurança do Trabalho, voltado para os três Estados do Sul do País, com uma ampla programação, congregando seminários, congressos e workshops com objetivo de capacitar profissionais, analisando temas como a falta de informações a respeito da segurança e saúde do trabalho. O Centro é vinculado à Secretaria da Saúde.

A 9ª Feira e Seminário de Saúde, Segurança e Higiene do Trabalho (Prevensul) ocorreu paralelamente à Ecosul – 2ª Feira e Seminário e a Mercofire – 6ª Feira e Seminário de Segurança contra Incêndio do Mercosul. Temas ligados ao Meio Ambiente e prevenção de incêndios também foram tratados, além de seminários e cursos paralelos.

Outro ponto que foi destacado no evento é a migração dos acidentes para as doenças de trabalho. As doenças psicossociais como estresse, pressão alta e o problema do assédio moral são novos desafios para os especialistas da área.

O Centro participa com um estande e também apresentou duas palestras com os temas: ?A Política de Saúde do Trabalhador do Paraná? e ?A Cidadania como Pressuposto de Segurança e Saúde nos Locais de Trabalho?.

Durante os três dias do evento os organizadores estimaram um público de nove mil profissionais de diversas áreas como engenheiros, médicos, enfermeiros e técnicos de segurança do trabalho, advogados trabalhistas, cipeiros e estudantes.

Para Cezar Benoliel, diretor do Centro Estadual de Saúde do Trabalhador, a participação neste evento aproximará a Saúde Pública e os profissionais, usuários e estudantes da área, mantendo estreito relacionamento e divulgando ações em Saúde e Segurança do Trabalho.

?Desde o ano passado, com a implementação da Rede Nacional de Atenção à Saúde do Trabalhador (Renast), do Ministério da Saúde, o Centro Paraná vem desenvolvendo diversas ações inovadoras em Saúde do Trabalhador. Atualmente está trabalhando para a implantação de cinco Centros de Referência em Saúde do Trabalhador nos municípios do Estado e está submetendo à Consulta Pública seu Plano Estadual de Saúde do Trabalhador?, diz Benoliel.

Voltar ao topo