Federação Paranaense de Automobilismo completa 45 anos

O automobilismo do Paraná vive um momento histórico. Amanhã, 29 de agosto, a Federação Paranaense estará completando 45 anos, data que será comemorada por todas as pessoas que gostam do esporte motorizado no Estado.

Desde os primeiros passos, o automobilismo paranaense se caracterizou pelo espírito de pioneirismo, revelando pilotos, notabilizando-se por novas praças esportivas e criando novas categorias. Foi no Paraná que nasceram categorias que hoje são destaques do automobilismo brasileiro como a Fórmula Truck, Pick-up Racing, Arrancadão de Tratores e Cadete (no kart). Também foi no Paraná que nasceram a Copa Brasil e o Sul-brasileiro de Kart, entre outras.

Foi no Paraná que surgiu o primeiro autódromo de uma cidade do interior, quando Cascavel inaugurou em 1973 o seu autódromo, o terceiro do país. O primeiro foi Interlagos, em São Paulo, e o segundo Tarumã, no Rio Grande do Sul. Foi também o primeiro estado a ter três autódromos (Cascavel, Curitiba e Londrina). Hoje o estado do Paraná é a segunda maior força do automobilismo brasileiro, com 1.350 pilotos.

O pioneirismo da Federação Paranaense aparece logo nos primeiros dias de existência, quando no dia 7 de setembro de 1961, nove dias depois de sua fundação, entra para a história como uma das entidades fundadoras da CBA. As outras entidades fundadoras da CBA são a Federação de Automobilismo de São Paulo, Federação Gaúcha de Automobilismo, Federação Carioca, Federação Mineira, além do Automóvel Clube de Brasília e Automóvel Clube de Blumenau (SC).

Segundo Rubens Gatti, que presidente a FPrA nas comemorações de seus 45 anos, sua administração é um divisor de águas, saindo do amadorismo para o profissionalismo. Atualmente se trabalha na estruturação fiscal da entidade, além do trabalho de base, que visa continuar descobrindo novos talentos. ?Hoje o Paraná é o estado que mais realiza eventos, com destaque para os certames estaduais e regionais de Velocidade no Asfalto, Velocidade na Terra, Kart, Kartcross, Autocross, Arrancada e Rali.

No Paraná há automobilismo para todos os gostos. Para quem quer apenas praticar o esporte ou para quem atinge o profissionalismo?, enfatiza Rubens Gatti.

Voltar ao topo