Fazendeiro invade sede do MST e causa tumulto na Bahia

O fazendeiro Valter Gonçalves Oliveira acompanhado por um casal de filhos invadiu a sede estadual do Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), no bairro Mouraria, centro da capital baiana, no final da tarde de ontem. A família Oliveira foi reclamar junto aos dirigentes estaduais do MST contra uma invasão da Fazenda Jacarandá, no município de Itabela, ocupada pela primeira vez por 120 famílias no dia 15 de outubro.

Esta semana pela terceira vez os sem-terra tiveram de sair da propriedade por ordem judicial mas, assim que a tropa da Polícia Militar deixou o local voltaram a ocupar a área. O delegado de Itabela, Moisés Damasceno, abriu inquérito para apurar o caso.

Como não consegue retirar os sem-terra de sua fazenda, Oliveira e os filhos decidiram “fazer barulho” na casa do MST. Por pouco, não houve confronto com os dirigentes que estavam na sede, entre os quais Lúcia Barbosa, uma das coordenadoras estaduais do movimento. Depois de duas horas de discussão, a situação foi controlada com a presença de agentes da Polícia Federal.

O fazendeiro Oliveira reafirmou que sua fazenda é produtiva e não pode ser incluída na reforma agrária. Enquanto a Justiça e a Polícia Militar não providenciam a retirada dos sem-terra da Jacarandá, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) está avaliando a propriedade.

Voltar ao topo