Fase regional dos Jogos Colegiais define as últimas vagas para a final

As disputas das fases regionais dos Jogos Colegiais do Paraná, divididas em três turnos – 7 a 13 de abril, 21 a 27 de abril e 5 a 11 de maio – chegam ao fim nesta quinta-feira (10) com a definição das últimas vagas para a fase final, que acontecerá de 7 a 20 de julho em Curitiba.

Depois do término das etapas de: Ampere, Cambará, Campo Largo, Cianorte, Guairaçá, Medianeira, Pitanga, Quedas do Iguaçu, Roncador, Santa Izabel do Oeste e Rolândia, Telêmaco Borba, Terra Rica, União da Vitória e Uraí, serão conhecidos todos os classificados para final, que segundo a diretoria de esporte da Paraná Esporte deverá reunir perto de 18 mil alunos.

As fases regionais são disputadas nas modalidades de: basquetebol, futebol de campo, futebol de salão, handebol, tênis de mesa, voleibol e xadrez. Os classificados em atletismo, ginástica rítmica, futebol de botão e natação, passam direto da fase municipal para a final.

O Jocop´s, como é comumente chamado pela comunidade esportiva paranaense, é disputado por equipes dos colégios públicos, particulares e educandários, formadas por alunos entre 12 e 17 anos e apenas os vencedores das fases regionais se classificam para a final, a exceção do tênis de mesa, em que o segundo colocado também vai à final.

Destaques da semana

O destaque desta semana fica por conta da equipe masculina, divisão B (entre 12 a 14 anos) de futebol do Colégio Héber Soares Vargas de Londrina, que aplicou uma goleada de 27 a 0, sobre os meninos do Colégio Estadual Jardim San Rafael de Ibiporã. O resultado, digno de um jogo de basquetebol, foi válido pela disputa da modalidade na fase regional do Jocop´s de Rolândia. Vale lembrar que os alunos do Heber Soares Vargas também são atletas do PSTC, escola de futebol famosa por revelar craques para o futebol brasileiro e do exterior, como o campeão mundial pela seleção brasileira em 2002 Klebérson e o atual craque do Atlético Paranaense Dagoberto. A equipe do Héber Soares é o atual bicampeão estadual dos Jogos Colegiais do Paraná

Já os atletas que participam do Jocop´s em Roncador vivem uma semana diferenciada em relação às outras fases da competição. Trata-se do IV Festival da Canção, que está sendo promovido na cidade, com apresentações musicais entre os próprios atletas durante o horário do jantar no refeitório central. O festival é um projeto do Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão, coordenado pela professora Ivanice Maria Thomé Gabriel, que destaca a importância do evento, que já acontece pelo quarto ano seguido. ?O objetivo maior desse evento não é a premiação porque nem existem prêmios, mas, sim, a participação e a oportunidade que cada um tem de descobrir o que tem dentro de si mesmo e demonstrar os seus talentos?.

Na regional de Campo Largo, mais cinco campeões já são conhecidos. Os jogadores de handebol do Colégio Estadual Professora Laurinda Lucas venceram os meninos do Colégio Estadual Sagrada Família, de Campo Largo e vão para a finalíssima na capital. No feminino, o Colégio Tradição, de São José dos Pinhais, venceu as duas partidas contra as adversárias da Escola Municipal Terezinha Theo, de Araucária, e do Colégio Cenecista Presidente Kennedy, de Campo Largo, e ficou com o título.

No basquetebol, as meninas e meninos do Colégio Silveira da Mota de São José foram campeões invictos e garantiram presença em Curitiba. No futebol feminino B, a equipe da Escola Municipal Jardim Fonte Nova de Araucária ficou com o título na modalidade em decorrência de irregularidades constatadas nas equipes de Campo Largo e Rio Negro.

?De todas as competições, os Jogos Colegiais são os que envolvem o maior número de participantes, cerca de 350 mil pessoas contando alunos, professores, técnicos, coordenadores e pessoal de apoio, nas fases municipal, regional e final. Só nas regionais foram inscritos aproximadamente 80 mil alunos?, explica Milton Alves, presidente da Paraná Esporte, órgão do Governo do Estado que organiza e promove a competição.

Voltar ao topo