Falta de controladores pode congestionar aeroportos nas festas de fim de ano

Brasília – O deslocamento no país por via aérea para as festas de fim de ano, principalmente no período do Natal, pode se tornar uma dor de cabeça como ocorreu durante o feriado de Finados. Segundo o ministro da Defesa, Waldir Pires, ainda não há ?aquelas reservas de controladores de vôo que desejamos?. Ele disse que profissionais ainda estão sendo preparados para a função.

?Vamos ampliar o número de controladores para que haja um número suficiente e nos dê uma tranqüilidade, mas isso para o ano que vem. A data do Natal já está em cima?, frisou o ministro, para em seguida dizer que a prioridade ?é a segurança do tráfego aéreo?.

Segundo Waldir Pires, as 60 vagas abertas com a edição de uma medida provisória serão preenchidas o mais rápido possível. ?Temos ainda o pessoal que acabou de concluir o curso de formação, mas que ainda precisam de algum tempo. Esse novo grupo vai ficar na retaguarda para que a gente libere o pessoal mais experiente para ficar diretamente no controle de vôo?, disse.

O ministro participou na manhã de hoje (22) da segunda reunião com o grupo de trabalho que irá propor soluções para os atuais problemas no sistema de controle do tráfego aéreo do país, no Ministério da Defesa, em Brasília.

Voltar ao topo