As aeronaves disponibilizadas pela Força Aérea Brasileira (FAB) para resgatar os brasileiros retidos em La Paz já estão em Corumbá (MS), município situado na fronteira com a Bolívia, aguardando autorização para seguir viagem. A Aeronáutica ainda não definiu detalhes da operação de resgate e aguarda informações do Ministério das Relações Exteriores sobre o número de brasileiros que vão sair da Bolívia. A operação só será efetuada, de acordo com a Aeronáutica, no momento em que não houver riscos para a segurança para os brasileiros.

Dois aviões Hércules e dois helicópteros Super-Puma estão de prontidão no Aeroporto de Corumbá à espera de uma decisão. Cada avião Hércules tem capacidade para transportar 90 passageiros.

Desde o início desta semana, os conflitos entre manifestantes e a polícia se intensificaram e já deixaram mais de 70 mortos na Bolívia. O alvo principal das manifestações é a capital, La Paz. As negociações entre o presidente Gonzalo Sánchez de Lozada e os manifestantes estão cada vez mais difíceis. Mesmo com o número cada vez maior de conflitos, o presidente boliviano deixou claro que não pretende renunciar ao mandato. Os manifestantes pedem a saída de Sánchez de Lozada, a quem acusam de “aliado político” dos Estados Unidos.

continua após a publicidade

continua após a publicidade