FAB aguarda autorização para resgatar brasileiros na Bolívia

As aeronaves disponibilizadas pela Força Aérea Brasileira (FAB) para resgatar os brasileiros retidos em La Paz já estão em Corumbá (MS), município situado na fronteira com a Bolívia, aguardando autorização para seguir viagem. A Aeronáutica ainda não definiu detalhes da operação de resgate e aguarda informações do Ministério das Relações Exteriores sobre o número de brasileiros que vão sair da Bolívia. A operação só será efetuada, de acordo com a Aeronáutica, no momento em que não houver riscos para a segurança para os brasileiros.

Dois aviões Hércules e dois helicópteros Super-Puma estão de prontidão no Aeroporto de Corumbá à espera de uma decisão. Cada avião Hércules tem capacidade para transportar 90 passageiros.

Desde o início desta semana, os conflitos entre manifestantes e a polícia se intensificaram e já deixaram mais de 70 mortos na Bolívia. O alvo principal das manifestações é a capital, La Paz. As negociações entre o presidente Gonzalo Sánchez de Lozada e os manifestantes estão cada vez mais difíceis. Mesmo com o número cada vez maior de conflitos, o presidente boliviano deixou claro que não pretende renunciar ao mandato. Os manifestantes pedem a saída de Sánchez de Lozada, a quem acusam de “aliado político” dos Estados Unidos.

Voltar ao topo