Exposição Agropecuária de Londrina traz jumentos e muares

A 43a. Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina terá, pela primeira vez na cidade, a presença de jumentos e muares. Mais de 140 animais estarão em exposição e em julgamento, para que o público da feira possa conhecer a utilidade desse tipo de raça. Segundo o presidente da comissão que está trazendo os animais para a Exposição, o criador paulista Fernando Luiz Quagliato, o objetivo é difundir a criação desses animais, que já foi muito divulgada no Brasil e que andou meio em baixa nos últimos anos.

“O muar tem muita utilidade, não só na lida como para passeios. Por isso queremos estimular para que os criadores voltem para a raça”, explicou Quagliato. Segundo ele, o muar é resultado do cruzamento do jumento com a égua. E para demonstrar a qualidade, cerca de 40 animais expostos serão jumentos puros, da raça pega.

De acordo com ele, o julgamento dos animais não vê apenas a morfologia e é feito através de provas. Na Expo Londrina, serão julgadas três categorias ? adulto, dente-de-leite e, pela primeira vez no Brasil, a marcha trotada. O criador espera cerca de 20 a 30 participantes para essa última.

As provas serão realizadas no sábado, a partir das 9 horas, na Pista Osmar Dias, e a final será realizada no domingo, no mesmo horário, na Pista Central. Três juizes foram convidados para avaliar, as quatro características básicas dos animais: a resistência, a comodidade e o estilo da sela e a regularidade da marcha.

Voltar ao topo