Exportações do Paraná aos países do Mercosul têm aumento de 34%

O Paraná exportou USS 1,007 bilhão de janeiro a outubro para os países do Mercado Comum do Sul (Mercosul), o que representou uma elevação de 34% sobre o mesmo período de 2005. Já as importações chegaram a US$ 609 milhões, um aumento de 32%. Com isso, o saldo da balança comercial no ano com os países do bloco econômico – Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela – chegou a US$ 391 milhões.

Os números são da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e foram divulgados nesta quinta feira (16) pela Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul.

Os produtos industrializados lideraram novamente as exportações do Paraná. ?Dos dez principais produtos exportados para o Mercosul, oito foram industrializados?, informa o secretário Jacir Bergmann II. Os destaques – detalha – ficaram para os automóveis, tratores, acessórios para carrocerias, adubos e fertilizantes. ?Entre os importados, também estão os veículos, além do trigo, milho, leite integral, azeitonas e produtos químicos?.

Para o secretário, o Paraná está conquistando mais espaço no comércio exterior com a venda de maior valor agregado. ?A transformação de produtos primários, que visa basicamente o agronégocio, está sendo ampliada no Paraná. Essa ação, aliada à promoção de produtos com mais tecnologia, o Estado está encontrando seu caminho?, afirma o secretário Bergmann II.

Voltar ao topo